Empresas brasileiras são mais rápidas no recrutamento

Pesquisa da Robert Half comparou processos seletivos de 13 países. Além de ser o mais ágil, Brasil é o que mais usa redes sociais para recrutar

Luciana Carvalho, de EXAME.com 
28/07/2010

As empresas brasileiras também ficaram em primeiro lugar no uso de sites e redes sociais e profissionais no recrutamento. 21% das nacionais declararam usar essa ferramenta nas seleções, número de destaque diante dos resultados dos outros países. Nesse quesito, a Espanha veio em segundo lugar, com 18% das empresas respondentes.

Com desigualdade, IDH-D do Brasil cai 19%, aponta nova metodologia do PNUD

Cálculo aplicado à América Latina reduz o Índice de Desenvolvimento Humano conforme as diferenças de rendimento, educação e saúde

Brasília, 23/07/2010
da PrimaPagina


As condições de vida desiguais no Brasil corroem quase 1/5 do padrão de desenvolvimento do país, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira pelo PNUD. O estudo traz o cálculo do IDH-D (Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à Desigualdade) que “penaliza” as diferenças de rendimentos, de escolaridade e de saúde. O IDH brasileiro cai 19% quando, em vez de levar em conta as médias nacionais como ocorre geralmente, considera essas disparidades. Ajustado de acordo com o mesmo método, o índice da América Latina e do Caribe tem queda semelhante (-19,1).

Os dados estão no Relatório Regional sobre Desenvolvimento Humano para a América Latina e o Caribe 2010, intitulado “Atuar sobre o futuro: romper a transmissão intergeracional da desigualdade”. A publicação constata que a desigualdade na região é alta, persistente e ocorre em um contexto de baixa mobilidade social.

Sem escapatória: nenhuma empresa consegue fugir das redes sociais

Especialista afirma que todas as empresas estão nas redes sociais, diretamente ou indiretamente, portanto, monitorar informações é fundamental. Entenda!

Por Fábio Bandeira de Mello

Uma recente pesquisa inédita feita pelo Ibope apontou que cerca de 87% dos internautas brasileiros utilizam pelo menos uma rede social. Nesse contexto, uma das principais justificativas para a inclusão das empresas nas redes sociais é a interação direta com os clientes, sabendo assim, se o produto oferecido está sendo bem aceito ou não pelo consumidor. Dessa forma, é possível adaptar as melhores estratégias no negócio para atender o público-alvo com mais qualidade e eficiência.

Tapa de amor também dói

Como os adultos, as crianças têm o direito de ver respeitadas sua dignidade e integridade física e esse respeito precisa estar traduzido em lei. Não há desculpa para a ‘palmada’ ou a ‘palmadinha’

24 de julho de 2010
Paulo Sérgio Pinheiro*

Faz séculos que as crianças mundo afora sofrem com o castigo corporal ou físico, aquele que recorre à força e inflige certo grau de dor, mesmo leve. Na maioria dos casos, trata-se de bater nas crianças (palmadas, bofetadas, surras) com a mão ou com objetos como chicote, vara, cinturão, sapato e colher de madeira. Mas pode consistir também em dar pontapés, empurrões, arranhá-las, mordê-las, obrigá-las a ficar em posturas incômodas, produzir queimaduras, obrigar a ingerir água fervendo, alimentos picantes ou a lavar a boca com sabão. Além desses há outros castigos que não são físicos, mas igualmente cruéis e degradantes, castigos em que se menospreza, se humilha, se denigre, se ameaça, se assusta ou se ridiculariza a criança.

O complexo percurso de Edgar Morin

Em Meu Caminho, que traz entrevistas concedidas a Djénane Kareh Tager, o pensador aborda intimidades e reflexões

24 de julho de 2010
Andrei Netto - O Estado de S.Paulo

Foto: Douglas Paes Aranão

Em 22 de maio, Edgar Morin, era o convidado de honra do Espaço Ricard, galeria de Paris na qual todos os meses seu amigo Michel Maffesoli realiza o evento Convite ao Imaginário. A discussão se dava em torno do livro de Ali Aik Abdelmalek, Edgar Morin, Sociologue de la Complexité (2010). Morin não resistiu e ironizou: "Estou contente de estar aqui, nessa homenagem póstuma".

Aos 89 anos, aquele que por certo é o pensador vivo mais importante da França desfruta de uma onda de seminários, colóquios e lançamentos de livros a seu respeito. Nos que comparece, se permite entrever que o corpo já não tem a mesma força, deixa claro que a mente está indefectível. E, ao gozar de toda sua capacidade de reflexão, Morin oferece a seus leitores e ouvintes o privilégio de fruir de sua crítica complexa e, ao mesmo tempo, de uma reconstituição autobiográfica minuciosa.

Social Media and Blogging Guidelines

Social media and blogs are important elements of journalism. They narrow the distance between journalists and the public. They encourage lively, immediate and spirited discussion. They can be vital news-gathering and news-delivery tools. As a journalist you should uphold the same professional and ethical standards of fairness, accuracy, truthfulness, transparency and independence when using social media as you do on air and on all digital news platforms.

Truth and Fairness

La línea de tiempo de la ISO 26000

20 Julio 2010
Blog de la ISO 26000

La que en pocos meses será definitivamente la Norma Internacional de Responsabilidad Social, la ISO 26000, ha debido recorrer un largo trayecto de discusiones, resolviendo miles de comentarios y conformando ese heterogéneo grupo de trabajo al que vimos en su máxima expresión durante la Cumbre de Copenhague en mayo último.

Con la guía de la experta en ISO 26000, Perla Puterman, hemos realizado esta línea de tiempo para ayudar a comprender mejor cómo hemos llegado a este punto. Y de aquí en más, la iremos actualizando con las novedades que vayan surgiendo hasta su publicación definitiva como Norma.


Estamos condenados à violência? Paz para quê?

18/07/2010
Elisabete Santana

O vídeo abaixo, produzido pelo jornalista Jorge Antonio Barros, do jornal O Globo [http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/], mostra parte da manifestação pacífica da sociedade do Rio de Janeiro em protesto contra a violência que assola a cidade. Lamentavelmente, ocorreu por conta da morte do menino Wesley Freire, de 11 anos, dentro da sala de aula, atingido por uma bala perdida durante confronto entre PMs e traficantes em Costa Barros, subúrbio do Rio.

Estamos finalizando a Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não Violências para as Crianças e Jovens do Mundo, criada pela ONU e coordenada pela UNESCO, mas tudo o que se realizou e vem se sucedendo parece [e é!] muito pouco diante do que há por fazer. Enquanto prevalecer uma certa ideia arcaica, obsoleta e ineficaz de que paz é tão só 'ausência de guerra', ou a Pax Romana - que cessa a guerra pela dominação dos perdedores, ou a paz interior devotada exclusivamente ao indivíduo, estaremos em maus lençóis, necessariamente enxarcados de sangue.

Políticas públicas são fundamentais para criar uma nova cultura, uma outra dinâmica de convivência embasada em ao menos seis princípios: Respeitar a vida, Rejeitar a violência, Ser generoso, Ouvir para compreender, Preservar o Planeta e Redescobrir a solidariedade. Estes são os princípios do Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz, elaborado por laureados com o Prêmio Nobel da Paz, em 1998, por ocasião da celebração dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Politicas públicas fundadas em, ao menos, oito eixos que contemplam todas as áreas do saber e afazer humanos: Cultura de Paz através da Educação; Economia Sustentável e Desenvolvimento Social; Compromisso com Todos os Direitos Humanos; Equidade entre Gêneros; Participação Democrática; Compreensão – Tolerância – Solidariedade; Comunicação Participativa e Livre Fluxo de Informações e Conhecimento; e Paz e Segurança Internacional.

É fácil? Não. Mexe, necessariamente, com poderes escusos estabelecidos e com nosso conforto na simples  indignação que não se torna ação. Afinal, a manifestação abaixo - em plena manhã de um domingão, com tempo frio e instável - estava praticamente vazia. Mas, é possível.

Record Collapse of Earth's Upper Atmosphere Puzzles Scientists

By SPACE.com Staff
15 July 2010
Graphic: John Emmert


An upper layer of Earth's atmosphere recently collapsed in an unexpectedly large contraction, the sheer size of which has scientists scratching their heads, NASA announced Thursday.

The layer of gas – called the thermosphere – is now rebounding again. This type of collapse is not rare, but its magnitude shocked scientists.

"This is the biggest contraction of the thermosphere in at least 43 years," said John Emmert of the Naval Research Lab, lead author of a paper announcing the finding in the June 19 issue of the journal Geophysical Research Letters. "It's a Space Age record."

The collapse occurred during a period of relative solar inactivity – called a solar minimum from 2008 to 2009. These minimums are known to cool and contract the thermosphere, however, the recent collapse was two to three times greater than low solar activity could explain. "Something is going on that we do not understand," Emmert said.

ONU celebra 1º Dia Internacional de Nelson Mandela

Nações Unidas, 16 jul (EFE) - A ONU celebrou nesta sexta-feira o primeiro Dia Internacional de Nelson Mandela com uma série de atos em homenagem à figura do ex-líder sul-africano como uma referência moral e um exemplo de como resolver os problemas com o diálogo.

Delegações dos 192 países-membros das Nações Unidas se reuniram na Assembleia Geral da organização para prestar homenagem ao Prêmio Nobel da Paz de 1993 em comemoração à primeira celebração - oficialmente neste domingo - de seu dia internacional.

A Assembleia Geral decidiu em novembro do ano passado declarar o dia 18 de julho, data do aniversário do ex-líder, como o Dia Internacional de Nelson Mandela, por sua contribuição "à cultura de paz e da liberdade".

Most Businesses Use Social Nets for Hiring

JULY 13, 2010


Nearly three-quarters of companies recruit on social sites

Online job boards and third-party search firms may be losing out to social media when companies search for new employees, based on June 2010 research from recruiting platform Jobvite [free report].

Nearly three-quarters of companies surveyed were using social networks for recruiting, and 58.1% said they had successfully hired a candidate found through a social network.

Nações Unidas divulgam novo índice para medir pobreza

Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque
14/07/2010

Novo indicador fornece um retrato multidimensional de pessoas que vivem com dificuldades e pode ajudar a canalizar os recursos para o desenvolvimento de forma mais eficaz; Niger é o país no mundo com maior incidência de pobreza, segundo o índice.
 
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, e a Universidade de Oxford, na Inglaterra, divulgaram esta quarta-feira um novo índice para medir níveis de pobreza.

Segundo afirmam, o novo indicador fornece um retrato multidimensional de pessoas que vivem com dificuldades e pode ajudar a canalizar os recursos para o desenvolvimento de forma mais eficaz.

Periodismo digital: más trabajo, más presión, pero más oportunidades

Sofia Pichihua
07/07/2010

Una reciente encuesta de Oriella PR pone de manifiesto severas e importantes opiniones de periodistas independientes y pertenecientes a un medio (TV, radio, periódico) que debemos tener en cuenta. El 44% cree, por ejemplo, que el periodismo impreso se ‘hundirá’.

Más preocupante aún, el 43% asegura que la falta de rentabilidad de las webs tendrá un impacto en los recursos disponibles y, por lo tanto, en la calidad del periodismo.

Además, los periodistas encuestados creen que la publicidad caerá 10% este año.

Human Rights Watch - World Report 2010

This 20th annual World Report summarizes human rights conditions in more than 90 countries and territories worldwide. It reflects extensive investigative work undertaken in 2009 by Human Rights Watch staff, usually in close partnership with human rights activists in the country in question.

Every government is at times tempted to violate human rights, but the global human rights movement has made sure that abuse carries a price. Still, some governments cannot resist trying to minimize that price by attacking human rights defenders, organizations, and institutions. The aim is to silence the messenger, to deflect pressure, to lessen the cost of committing human rights violations.

These efforts have yet to succeed, but the campaign is dangerous. Human Rights Watch calls on governmental supporters of human rights to help defend the defenders by identifying and countering these reactionary efforts. A strong defense of human rights depends on the vitality of the human rights movement now under assault.

Download PDF

Comunicação Corporativa ganha espaço no alto escalão

Por Roberta Lippi, para o Valor, de Nova York e São Paulo
 
Em uma palestra dada recentemente nos Estados Unidos para profissionais de relações públicas, a poderosa CEO mundial da Avon Andrea Jung admitiu que de todos os executivos de sua equipe, o mais próximo e com o qual ela passa a maior parte o tempo é a vice-presidente de comunicação, Nancy Glaser. No mesmo evento, realizado pela Arthur W. Page Society, a presidente global da Kraft Foods, Irene Rosenfeld, disse que a comunicação tem sido indispensável para garantir o sucesso dos negócios da companhia.

As discussões deixaram claro que os executivos de comunicação que fazem a diferença não apenas têm um assento na diretoria, mas já influenciam na agenda de negócios da organização. "As expectativas dos CEOs aumentaram muito em relação a esta posição", diz o consultor Richard Marshall, diretor da prática de assuntos corporativos da Korn/Ferry nos EUA. Em um debate promovido com outros dois headhunters, Marshall afirmou que este é um momento de grandes oportunidades para quem atua na área. Segundo ele, a busca por esses executivos aumentou significativamente nos últimos dois anos. Os salários também ganham proporções de primeiro nível: estudo realizado em 2009 pela Korn/Ferry International com as 200 maiores empresas listadas pela revista "Fortune" revelou que, nos EUA, a remuneração média dos CCOs (Corporate Comunication Officers), incluindo salário fixo e remuneração variável, chega a superar US$ 1 milhão por ano.

Biblioteca Digital Mundial

Fonte de pesquisa gratuita em sete idiomas sobre todos os continentes do Planeta. O objetivo da UNESCO ao disponibilizar esses conteúdos é permitir o acesso ao maior número de pessoas e promover o multiculturalismo.

Clique aqui

Creating Coincidence

Gavin Heaton

In 2001, ten-year-old Laura Buxton released a helium balloon. On one side she wrote “please return to Laura Buxton”, and on the other she wrote her address. Where would this balloon land? A tree outside her village in Staffordshire, UK? A lake? A field?

It was found by a man in his hedge in Wiltshire, 140 miles away. He read the name on the balloon and took it to the little girl next door. Excitedly she wrote to Laura Buxton to let her know that she had the balloon. The catch? The girl was also named Laura Buxton, and she was also 10 years old.

The girls arranged to meet.
 
© 2009 - Soma.CP Comunicação | Communication | Comunicación | Free Blogger Template designed by Choen

Home | Top