Ciranda das mulheres sábias

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.


Saiba que você é abençoada, apesar das hesitações, quedas, tempo perdido, certezas, perspicácias e mistificações, pois tudo isso é combustível para avançar...


... Portanto, que sempre consigamos resistir a quaisquer falsidades coletivas que procurem anular a visão e a audição da alma. Assim, a mulher sábia espia do meio do bosque cerrado.
 
Que nos afastemos dos zombeteiros que não ouvem esse chamado para a vida da alma. Assim, a mulher sábia avança por seu caminho.
 
Se necessário for, que nos transformemos em alegres subversivas que estão em constante crescimento, e têm um coração luminoso e calmo. Assim, chega o espírito à superfície do lago.
 
Que nos recusemos a ser jogadas para cair em um lugar qualquer, mas, em vez disso, vamos planejar e cumprir nossas fugas do que é morbidamente banal, bem como do que é cronicamente vazio ou brutal. Assim, o espírito se ergue em pleno esplendor.
 
Que nos dediquemos a novas iniciativas e a outras velhas e confiáveis. Assim agindo, uniremos o que há de melhor na velha sábia ao que há de melhor na mais jovem.
 
E então, apesar de todos os momentos ou eras em que seja derrubada ou reprimida, quer você seja uma mulher de poucos anos, mas grande em significado, quer seja uma mulher de "certa idade", que esteja ganhando divisas, ou ainda uma mulher de grande idade que estpa sempre descobrindo técnicas para manter o fogo brando ou com chama alta...
 
... Que você sempre se lembre de estar conectada à alma, se for visão e força o que deseja,
 
... e de estar conectada ao espírito, se for energia e determinação que necessitar para agir pelo seu próprio bem e pelo mundo,
 
... e, se for sabedoria o que quiser, que você sempre una o espírito à alma, ou seja, una a ação à paixão, a ousadia à sabedoria, a energia à profundidade... e convide todos os aspectos da psique para o hierosgamos*, esse matrimônio sagrado.
 
... Assim, filha querida, anime-se e inspire-se.
 
... Assim, que você escolha o que tornar maior, não menor, seu coração, sua mente e sua vida,
 
... que você absorva o que tornar mais profundos, não mais amortecidos, seu coração, sua mente e sua vida,
 
... que você escolha o que a faça dançar, não mais andar pesadamente nem cochilar, pelo tempo afora.
 
A alma e o espírito têm instintos excelentes. Trate de usá-los.
 
A alma e o espírito têm admiráveis dons do coração. Trate de desdobrá-los.
 
A alma e o espírito têm a capacidade de ver longe, remar muito e se curar razoavelmente bem. Trate de usá-la.
 
Desde sempre esteve esperando por você na sua floresta interior, uma mulher, a maior das maiores, sentada à beira da maior das maiores fogueiras. Apesar de você atravessar a escuridão esmagadora para criar diamantes, ou o deserto que a priva de tudo mas a sustenta com sua água oculta, apesar de ter de se desviar ao chegar ao rio para ser transportada por sobre as corredeiras por mãos invisíveis... apesar de toda e qualquer luta... aquela mulher, a maior das maiores, em pleno espírito, está à sua espera, enviando pacientemente mensagens pelo sistema de raízes da sua psique de todos os modos possíveis. Esse é o trabalho dela, o maior dos maiores. E o maior dos maiores trabalhos que cabe a você é encontrá-la e mantê-la para sempre.
 
Há quem diga que bençãos são apenas palavras. Mas, minha filha, tendo em vista sua esperança, sua capacidade para amar, seu anseio pela alma e pelo espírito, sua carga criativa, seu interesse e fascínio por viver a vida plenamente, essa benção para você não são só "palavras". Digo-lhe que esta benção é profecia.
 
Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem.
 
* Hierosgamos - Do grego, matrimônio sagrado entre o humano e o divino, por meio do qual ambos se transformam. Muitos grupos religiosos criaram rituais em torno dessa antiga ideia. Em sua essência, ela significa um casamento de duas forças opostas para que uma terceira possa nascer... uma terceira perspectiva proveniente da assimilação das duas, uma terceira ideia, energia, um terceiro estilo de vida, decorrente da conjunção do antigo e do moderno, do atemporal e do cronológico.
 
Em A ciranda das mulheres sábias, de Clarissa Pinkola Estés.

1 comentários:

Usina disse...

Muito obrigada por esta postagem. Eu mais muitas mulheres estão precisando dessas palavras. beijos
Anastácia


Postar um comentário

 
© 2009 - Soma.CP Comunicação | Communication | Comunicación | Free Blogger Template designed by Choen

Home | Top