Reflexões sobre o Dia do Sexo e outros Dias mais

06/09/2010
Elisabete Santana

Pensar é um ato voluntário. Não me refiro a pensamentos recorrentes e emendados uns nos outros, que só fazem manter a mente ocupada para - justamente! - não pensar. Pensar requer a decisão firme e inabalável de dizer não à preguiça e à inércia.

Pois, hoje é Dia do Sexo. Compreendo e louvo o esforço que fazemos para marcar certas datas quase como um protesto pela inexistência, carência, inaptidão, ineficácia, preconceito em relação a temas que merecem atenção e precisam ser lembrados à exaustão, até que se incorporem ao dia a dia como algo natural em nosso comportamento. Dia Internacional da Filosofia [3° quinta-feira de novembro], dos Direitos Humanos [10/12], da Não-violência [02/10], da Paz [21/09], da Liberdade de Imprensa [03/05]. Assim, fico a pensar por que Dia do Sexo - e nem é dia de sexo.

Se, por um lado, cada qual [torço!] "sabe a dor e a delícia de ser o que é", atrevo-me a inferir que o sexo pode ser como beber água ou fel, prazer dos prazeres ou tormento inigualável, a depender da educação, cultura religiosa e iniciação. Há pesquisas aos borbotões que retratam a dificuldade de muitas mulheres chegarem ao orgasmo, inúmeras nem sabem do que se trata - e, neste caso, bem que se poderia imaginar a relevância de um Dia do Sexo. Por outro, considerando a parcela de mulheres e homens que respondem à sua libido sem inibições e preconceitos impostos, de forma salutar para si e o outro, por que Dia do Sexo?

Não há conclusão, indicação, recomendação, até por que hoje, de fato, não é Dia do Sexo. Há um projeto com este escopo em tramitação na Câmara, fortemente apoiado por uma antiga marca de camisinha. Mas, o imaginário já anda à solta e o celebra, com a possibilidade de uma data em que o maldito fantasma da culpa perde a legalidade. É, talvez seja mesmo interessante um Dia do Sexo. Quem sabe nos faça rever e inspire os outros 364 dias de cada ano.

P.S.: A propósito, depois de amanhã, 8 de setembro, é o Dia Internacional da Alfabetização.

1 comentários:

Lula Falcão disse...

Muito legal.
bjs
Lula

lulafalcao.blogspot.com


Postar um comentário

 
© 2009 - Soma.CP Comunicação | Communication | Comunicación | Free Blogger Template designed by Choen

Home | Top