Nações Unidas divulgam novo índice para medir pobreza

Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque
14/07/2010

Novo indicador fornece um retrato multidimensional de pessoas que vivem com dificuldades e pode ajudar a canalizar os recursos para o desenvolvimento de forma mais eficaz; Niger é o país no mundo com maior incidência de pobreza, segundo o índice.
 
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, e a Universidade de Oxford, na Inglaterra, divulgaram esta quarta-feira um novo índice para medir níveis de pobreza.

Segundo afirmam, o novo indicador fornece um retrato multidimensional de pessoas que vivem com dificuldades e pode ajudar a canalizar os recursos para o desenvolvimento de forma mais eficaz.

Instrumento

O novo instrumento de medida, conhecido por Index Multidimensional da Pobreza, ou MPI, na sua sigla em inglês, será usado na edição que marcará o 20º aniversário do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD, e substitui o Índice de Pobreza Humana, que foi utilizado em todos os relatórios da agência desde 1997.

O MPI avalia uma série de factores críticos ou privações a nível familiar, da educação à saúde passando pelo acesso a serviços. Juntos, esses factores fornecem um retrato mais completo e exacto da pobreza.

O índice revela, de acordo com o PNUD, a natureza e extensão da pobreza, a vários níveis: familiar, regional, nacional e internacional. A abordagem multidimensional para avaliar a pobreza foi adoptada pelo México e está a ser considerada pelo Chile e pela Colômbia.


Incidência

Segundo este novo instrumento de medida, metade dos pobres no mundo vive na Ásia, cerca de 844 milhões, e ¼ no continente africano.

O Niger é o país no mundo com maior incidência de pobreza. 93% da população da nação africana é pobre, usando o MPI.

Rádio ONU

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 - Soma.CP Comunicação | Communication | Comunicación | Free Blogger Template designed by Choen

Home | Top