Unesco reafirma vínculo com Aliança de Civilizações

28 de maio de 2010 • 16h04


A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) renovou hoje o acordo que a vincula à Aliança de Civilizações, iniciativa internacional lançada em 2005 pela Espanha e Turquia.

A Unesco é uma das 20 organizações internacionais que fazem parte do chamado Grupo de Amigos da Aliança de Civilizações que conta com uma centena de países.

O protocolo do acordo que vincula as duas organizações foi renovado durante uma cerimônia realizada hoje na qual participaram a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, e o Alto Representante das Nações Unidas (ONU) para a Aliança de Civilizações, o ex-presidente português Jorge Sampaio.

"O protocolo marca os objetivos que as duas instituições pretendem alcançar em 2010-2011, assim como os eventos que planejam organizar da maneira mais coordenada possível", afirma um comunicado divulgado pela Unesco.

A Aliança de Civilizações, cujos primeiros fóruns foram realizados em Madri (2008) e Istambul (2009), tem como objetivo criar pontes entre religiões e culturas diferentes para promover a paz e combater os extremismos, por isso suas iniciativas no geral contam com a participação da Unesco.

Um dos projetos em conjunto, por exemplo, é a redação de uma antologia sobre o papel da civilização árabe-muçulmana no renascimento da filosofia e da cultura ocidental.

As duas organizações também se comprometeram a intensificar os intercâmbios interculturais entre jovens.

Bokova, que participou hoje de um dos debates da plenária do III Fórum da Aliança, destacou a necessidade de investir na diversidade cultural como ferramenta para o desenvolvimento integral e a paz.

"A diversidade das culturas do mundo é nossa riqueza e nosso porvir. É urgente investir em diversidade cultural e em diálogo para o desenvolvimento. É certo que os desafios são consideráveis, mas os benefícios potenciais são mais ainda", disse.

Em um dos debates prévios do Fórum, Bokova apresentou ontem o relatório "Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural", no qual destacou a importância de entender outras culturas para o sucesso das relações internacionais e para um futuro pacífico.

A diretora do organismo cultural da ONU ressaltou então que, embora os diferentes povos estejam "mais próximos do que nunca" devido à mobilidade geográfica e à internet, ainda é necessário ter "flexibilidade, abertura e humildade" para tratar com os indivíduos de outras culturas.

O III Fórum da Aliança foi inaugurado nesta sexta-feira no Rio de Janeiro e segue até amanhã.

Fonte -> http://bit.ly/bH1kDb

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 - Soma.CP Comunicação | Communication | Comunicación | Free Blogger Template designed by Choen

Home | Top