Secretário-Geral da ONU chega ao Brasil nesta quinta-feira, 27

Nesta quinta-feira, dia 27 de maio de 2010, chega ao Rio de Janeiro o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

O Secretário-Geral vem para participar do III Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas que acontece no Rio entre os dias 27 e 29 de maio de 2010 com o tema “Unindo as Culturas, Construindo a Paz”.

Durante os dois dias que ficará na cidade – em sua segunda visita ao Brasil e primeira visita ao Rio como Secretário-Geral da ONU – terá uma agenda intensa. Visitará a comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira onde se encontrará com lideranças comunitárias e terá uma conversa com adolescentes de diversas comunidades cariocas; prestará uma homenagem aos militares brasileiros que perderam suas vidas no Haiti durante o terremoto que assolou a ilha no começo do ano; receberá a imprensa em coletiva para falar sobre sua visita ao País e abrirá o Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O Secretário-Geral virá acompanhado de sua esposa, a Sra. Ban Soon-taek.

No Rio, ele também terá encontros bilaterais com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e com diversas autoridades que estarão no País por ocasião do Fórum. No final da tarde de sexta-feira, dia 28 de maio, deixará o Brasil para uma viagem oficial a oito países africanos.

Em sua primeira visita ao Brasil, em novembro de 2007, o Secretário-Geral esteve em uma usina de álcool na cidade de Jaboticabal no Estado de São Paulo, encontrou-se com o Presidente Lula em Brasília, e visitou a floresta Amazônica.

Detalhes da agenda serão enviados no decorrer da semana, assim como informações sobre a coletiva.


O que é a Aliança de Civilizações?

A Aliança de Civilizações é uma iniciativa, no âmbito das Nações Unidas, que busca mobilizar a opinião pública em todo o mundo para superar preconceitos e percepções equivocadas que, muitas vezes, levam a conflitos entre Estados e comunidades heterogêneas. A Aliança tem por objetivo também contribuir para o estreitamento das relações entre sociedades e comunidades de origens cultural e religiosa diversas, e enquadrar a luta contra o extremismo na perspectiva da prevenção. A iniciativa atua em quatro áreas prioritárias: educação, juventude, meios de comunicação e migrações.

O evento do Rio

Além do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, diversos Chefes de Estado e de Governo já confirmaram presença no Fórum. Participarão do evento o Primeiro-Ministro da Espanha, José Luiz Zapatero, o Primeiro-Ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, o Presidente da Bolívia, Evo Morales, a Presidente da Argentina, Cristina de Kirchner, e o ex-Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança de Civilizações, entre muitas outras autoridades governamentais.

Mais de dois mil participantes, incluindo líderes políticos e empresariais, ativistas da sociedade civil, grupos de jovens, comunidades religiosas, centros de pesquisa, fundações e jornalistas, também participarão do evento, para discutir ações conjuntas para melhorar as relações entre as culturas, combater preconceitos e construir uma paz duradoura.

Histórico

A Aliança de Civilizações foi proposta pelo Presidente do Governo da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero no debate geral da 59ª Assembleia Geral das Nações Unidas, logo após os atentados terroristas ocorridos em 2004 no metrô de Madri. Foi co-patrocinada, desde o início, pelo Primeiro-Ministro da Turquia Recep Tayyip Erdogan. Em 14 de julho de 2005, o então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, formalizou seu lançamento estabelecendo a criação de um Grupo de Alto Nível composto por 20 personalidades, entre elas o acadêmico brasileiro Cândido Mendes.

Em abril de 2007, o atual Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon designou o ex-Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, seu Alto Representante para a Aliança de Civilizações. Foi estabelecido, ainda, o “Grupo de Amigos da Aliança de Civilizações”, atualmente formado por mais de cem países e entidades internacionais. Atendendo a convite da Espanha, em novembro de 2006, o Brasil integrou-se a esse Grupo.

Outras informações sobre a Aliança de Civilizações e sobre o III Fórum estão disponíveis em nossa página da Internet: http://bit.ly/ctLHxZ

Informações para participar do evento, inscrições e programa podem ser encontradas clicando em http://bit.ly/aGddZn

Consulte a programação clicando aqui.

Site United Nations Alliance of Civilizations -> http://bit.ly/G4udI

Fonte -> http://bit.ly/d6i1cs

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 - Soma.CP Comunicação | Communication | Comunicación | Free Blogger Template designed by Choen

Home | Top