Relatório Mundial da UNESCO em Diversidade Cultural

Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural: análise das iniciativas recentes, exemplos concretos, estudos de caso e experiências exitosas.

Brasília: UNESCO Brasilia; Paris: UNESCO, Delegação Permanente de Portugal junto à UNESCO, Delegação Permanente do Brasil junto à UNESCO, 2010. 40 p.

Download -> http://bit.ly/91evvY

O tema da diversidade cultural vem suscitando um interesse notável desde o começo do século XXI e suas interpretações têm sido variadas e mutáveis. Para alguns, a diversidade cultural é intrinsecamente positiva na medida em que se refere a um intercâmbio da riqueza inerente a cada cultura do mundo e, assim, aos vínculos que nos unem nos processos de diálogo e de troca. Para outros, as diferenças culturais fazem-nos perder de vista o que temos em comum na condição de seres humanos constituindo, assim, a raiz de numerosos conflitos. Este segundo diagnóstico parece hoje mais crível uma vez que a globalização aumentou os pontos de interação e fricção entre as culturas, originando tensões, fraturas e reivindicações relativas à identidade, particularmente a religiosa, que se convertem em fontes potenciais de conflito. Por conseguinte, o desafio fundamental consistiria em propor uma perspectiva coerente da diversidade cultural e, portanto, clarificar que longe de ser uma ameaça, a diversidade pode ser benéfica para a ação da comunidade internacional.

É esse o objetivo essencial do Relatório Mundial Investindo na Diversidade Cultural e no Diálogo Intercultural produzido pela UNESCO com a colaboração de especialistas de vários países do mundo. O estudo mostra a importância da diversidade cultural nos mais variados domínios de intervenção (línguas, educação, comunicação e criatividade) e oferece sólidos argumentos para decisores e atores sociais sobre a importância de se investir na diversidade cultural como dimensão essencial do diálogo intercultural, na construção de estratégias para o desenvolvimento sustentável, na garantia do exercício das liberdades e dos direitos humanos e no fortalecimento da coesão social e da boa governança.

UNESCO/BR -> http://bit.ly/bprE1E

ISO considers potential standard on water footprint

ISO is considering the development of a new standard to provide internationally harmonized metrics for water footprints.

by Mélanie Raimbault and Sebastien Humbert *

Currently at the stage of a Preliminary Work Item (PWI), ISO 14046, Water footprint – Requirements and guidelines, would complement existing standards on life cycle assessment (LCA) and ongoing work on carbon footprint metrics by ISO technical committee ISO/TC 207, Environmental management. It would also take into account the ISO 14064 standards on the accounting and verification of greenhouse gases (GHG).

ISO/PWI 14046 is being studied by the new working group WG 8 set up by ISO/TC 207 subcommittee SC 5, Life cycle assessment.

At its first meeting, WG 8 proposed a scope for the standard as specifying "requirements and guidelines to assess and report water footprints based on LCA". The standard would:

La ISO 26000 y la 8ª Reunión en Conpenhague

31 de mayo

Del 17 al 21 de Mayo se celebró la 8ª reunión de la ISO 260000 en Copenhague antecedida como siempre por el taller de los países en desarrollo los días 15 y 16 del mismo mes.

La reunión tuvo resultados muy positivos en cuanto a la Norma como tal, con algunas objeciones como fue el caso de Estados Unidos y Canadá en cuanto al tema de “principio precautorio” e India y China con el tema del anexo, y los países de religión mayoritariamente musulmana con el tema de la orientación sexual, sin embargo, se logró avanzar un paso más hacia su aprobación. Por lo tanto, podríamos decir que con la excepción de India todos los países pudieran dar su aprobación al documento FDIS que será publicado como resultado de la modificación del documento en circulación DIS con los comentarios recibidos y discutidos en Copenhague.

A chuva que faz o mar

Lei que obriga todas as instituições de ensino, públicas e particulares, a ter biblioteca merece aplausos, mas o largo prazo de dez anos dado para seu cumprimento faz suspeitar das intenções

29 de maio de 2010 - 9h59
José de Souza Martins*

Foto: Elisabete Santana

É estranhíssimo que num país do tamanho e das justas pretensões do nosso seja necessária uma lei que obrigue escolas públicas e particulares a ter uma biblioteca. Apenas 34,8% das nossas escolas de ensino fundamental a têm. O Censo Escolar de 2009 registra que quase 100 mil escolas estavam desprovidas de biblioteca, imprescindível no ensino que se pretenda sério.

A lei sancionada pelo presidente da República, há alguns dias, que determina a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino público e particular do País é, por isso mesmo, dessas medidas que arrancam aplausos já antes da primeira piscada de olho. Mas antes da segunda piscada já surgem as dúvidas. A própria lei dá um prazo de dez anos para sua execução, o que a torna uma lei de intenções suspeitas, mais para a marola de ocasião do que para efetivas consequências. É tempo excessivo, que permitirá, aos legalmente responsáveis pela implementação da medida, empurrá-la com a barriga, como se diz, sempre podendo pretextar outras prioridades, como é costume entre nós.

Acordo do Tratado de Não Proliferação propõe zona livre de armas no Oriente Médio

28/05/2010-17h38
CLÁUDIA ANTUNES
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK
Atualizado às 18h20 

Foto: NASA, inserted by Soma.CP


Os 189 países signatários do Tratado de Não-Proliferação (TNP) reunidos em Nova York conseguiram chegar a um consenso na tarde desta sexta-feira e assinar uma declaração final, propondo um plano detalhado rumo ao desarmamento nuclear mundial e uma zona livre de armas nucleares no Oriente Médio.


A declaração final de 28 páginas foi aprovada por unanimidade hoje, último dia da conferência que durou um mês. A decisão põe fim ao temor de que o fracasso do fórum anterior fosse repetido. O tratado passa por uma revisão a cada cinco anos e, na conferência de 2005, os países não conseguiram chegar a uma declaração final. Na ausência de uma declaração final, o tratado continua em vigor, mas perde legitimidade perante a comunidade internacional.

Em nenhum momento o documento final deste ano cita o Irã --o que já era esperado, para que o país persa concordasse em assinar o acordo final.

Segundo o novo plano de ação, as cinco potências atômicas oficiais --EUA, Rússia, Reino Unido, França e China-- se comprometem a acelerar a redução de seu arsenal nuclear, tomar outras medidas para reduzir a importância de armas atômicas, e dar um retorno sobre a situação até 2014.

Unesco reafirma vínculo com Aliança de Civilizações

28 de maio de 2010 • 16h04


A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) renovou hoje o acordo que a vincula à Aliança de Civilizações, iniciativa internacional lançada em 2005 pela Espanha e Turquia.

A Unesco é uma das 20 organizações internacionais que fazem parte do chamado Grupo de Amigos da Aliança de Civilizações que conta com uma centena de países.

O protocolo do acordo que vincula as duas organizações foi renovado durante uma cerimônia realizada hoje na qual participaram a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, e o Alto Representante das Nações Unidas (ONU) para a Aliança de Civilizações, o ex-presidente português Jorge Sampaio.

"O protocolo marca os objetivos que as duas instituições pretendem alcançar em 2010-2011, assim como os eventos que planejam organizar da maneira mais coordenada possível", afirma um comunicado divulgado pela Unesco.

Suicídios da Foxconn revelam as duras condições de trabalho na China

Por Le Monde
Brice Pedroletti | Xangai (China)

Foto: Tiê Sangue sob chuva, por Elisabete Santana

Desde janeiro, onze funcionários se suicidaram nesta empresa terceirizada pela Apple e pela Nokia


Conhecido por sua relutância em falar com a imprensa, Terry Gou, presidente do grupo taiwanês Foxconn, principal fabricante terceirizada mundial da Apple, mas também de outras marcas como Nokia, Dell e Sony, abriu na quarta-feira (26) as portas de sua fábrica de Longhua (província de Shenzhen) a dezenas de jornalistas da China, de Hong Kong e de Taiwan. Nesse local de montagem do iPhone (300 mil empregados), onze funcionários, dos quais o mais jovem tinha 16 anos, se suicidaram desde o início de 2010 jogando-se do alto dos edifícios da fábrica. Como uma zombaria mórbida da operação midiática organizada na quarta-feira, o último se matou na mesma noite.

Vindo de Taiwan em jato particular, Gou apresentou suas desculpas, ao mesmo tempo em que ressaltava que “o índice de suicídios em uma sociedade sobe junto com o aumento do PIB”. Ciente do impacto sobre a imagem de seus prestigiosos clientes, ele prometeu medidas drásticas. Redes já foram instaladas, haverá um maior número de psicólogos, e várias hotlines estarão à disposição dos operários.

O fim do Ministério das Comunicações

27 de maio de 2010 | 23h38 Ethevaldo Siqueira

Não há hoje no Brasil ministério mais esvaziado e sem poder do que o Ministério das Comunicações (MiniCom) deste final de governo. Em seu lugar, está de facto hoje a Nova Telebrás, comandada por Rogerio Santanna, o homem forte do governo nessa área, e que exerce, praticamente, o papel e as funções de ministro das Comunicações.

Faça um teste comigo, leitor. Qual é o nome do novo ministro das Comunicações? Apenas dois em cada 10 profissionais da área de telecomunicações aos quais fiz essa pergunta me responderam que é José Filardi – ou melhor, José Artur Filardi Leite. Ele era chefe de gabinete do ex-ministro Hélio Costa, de quem adquiriu a Rádio Sucesso, de Barbacena, Minas Gerais. No entanto, dentro do próprio MiniCom havia profissionais muito mais qualificados para chefiar esse ministério. Mas, como a pasta foi implodida, isso não faz nenhuma diferença.

Mata Atlântica perde 130 Ibirapueras

Levantamento aponta que Minas Gerais foi o Estado que mais desmatou o bioma no período entre 2008 e 2010, seguido por Paraná e Santa Catarina

27 de maio de 2010 | 0h 00
Afra Balazina - O Estado de S.Paulo

Mais de 20,8 mil hectares de Mata Atlântica - o equivalente a 130 Parques do Ibirapuera - foram desmatados entre 2008 e 2010 no Brasil. Desta vez, o bioma que já perdeu cerca de 93% de sua área original foi mais maltratado em Minas Gerais. O Estado liderou com folga o ranking dos maiores destruidores da floresta, com 12,5 mil hectares cortados.

A transformação da mata em carvão para abastecer a siderurgia é apontada como uma das causas para o alto desmatamento em Minas. Na sequência, aparecem no ranking o Paraná (2,6 mil hectares perdidos) e Santa Catarina (2,1 mil hectares).

Secretário-Geral da ONU chega ao Brasil nesta quinta-feira, 27

Nesta quinta-feira, dia 27 de maio de 2010, chega ao Rio de Janeiro o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

O Secretário-Geral vem para participar do III Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas que acontece no Rio entre os dias 27 e 29 de maio de 2010 com o tema “Unindo as Culturas, Construindo a Paz”.

Durante os dois dias que ficará na cidade – em sua segunda visita ao Brasil e primeira visita ao Rio como Secretário-Geral da ONU – terá uma agenda intensa. Visitará a comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira onde se encontrará com lideranças comunitárias e terá uma conversa com adolescentes de diversas comunidades cariocas; prestará uma homenagem aos militares brasileiros que perderam suas vidas no Haiti durante o terremoto que assolou a ilha no começo do ano; receberá a imprensa em coletiva para falar sobre sua visita ao País e abrirá o Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O Secretário-Geral virá acompanhado de sua esposa, a Sra. Ban Soon-taek.

III Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas - 27 a 29/05/2010, RJ

A Aliança de Civilizações é uma iniciativa, no âmbito das Nações Unidas, que busca mobilizar a opinião pública em todo o mundo para superar preconceitos e percepções equivocadas que, muitas vezes, levam a conflitos entre Estados e comunidades heterogêneas. Objetiva, ademais, contribuir para o estreitamento das relações entre sociedades e comunidades de extração cultural e religiosa diversas, assim como enquadrar a luta contra o extremismo na perspectiva da prevenção. A iniciativa atua em quatro áreas prioritárias: educação, juventude, meios de comunicação e migrações.

Logomarca produzida pela Soma.CP está no site internacional da UNESCO

Desde 1999, a Soma.CP Comunicação realiza ações de Responsabilidade Social, especialmente dedicando-se aos programas sócio-educativos da Associação Palas Athena, em caráter voluntário.

Ano passado, criamos e produzimos a logomarca e o cartaz da 29° Semana Gandhi, iniciada em 2 de outubro, Dia Internacional da Não-violência e aniversário de Mohandas K. Gandhi. Reconhecendo este trabalho, a UNESCO publicou a logomarca em seu site mundial.

Veja no link http://bit.ly/dh1ICW

62 Ways to Use Twitter for Business

By Meryl K Evans

Most of you know that Twitter can be used for much more than just announcing what you ate for breakfast. Many of you already know Twitter’s value in business, but you can still take it further and use it to land gigs, market your business, grow your network and gain free publicity — all in 140 characters or less.

It’s true that Twitter is what you make of it. Some people publicize their daily activities, some make it about link love, some share quotes all day long. Smart people using Twitter for business mix it up. Here are 62 ways to use Twitter more effectively in your business.

Las 'culpas' de Internet

Alejandro Piscitelli *

Todos los días leemos y vemos sandeces sin fin que tienen a Internet como objeto o sujeto. Desde la campaña hecha por unas pechochas inglesas para que Mark & Spencer no les cobre un sobreprecio mamario, hasta el Papa que considera que tanta información dispersa socava los valores de la unidad nacional –especialidad bien contrarrestada por la Santa Inquisición.

En el medio y aprovechando la volada, los politicos de furgón de cola dicen estar en Twitter, especialmente cuando algún vivo les gana de mano y les protoclona el sitio que ellos aún no habían imaginado, ni siquiera sabido, previsualizar.

Con tanta cacofonía dando vuelta, irrita, aburre y perturba una discurso vacuo a favor o en contra de la democracia –impulsado por Tirios y Troyanos– y por ello resulta más que difícil terciar inteligentemente (o al menos aportando algún grano de inteligibilidad) en temas mayores como son (o deberían ser) las relaciones entre medios y democracia, y mucho más específicamente entre Internet y democracia.

Google Moves to TVs With Help From Intel and Sony


By BRAD STONE
Published: May 20, 2010


At Google’s annual I/O conference here on Thursday, the search giant announced that it is leading a group of companies, including Sony and Intel, in an effort called Google TV.

Google’s Android software, originally developed for smartphones, will power the new service, set to run on a range of high-definition TVs and devices that connect to TVs, which will go on sale later this year.

Google said its Google TV service would combine traditional television programming with Internet video, and would allow people to easily search for programs without scrolling through unwieldy onscreen TV directories.

The effort is likely to face formidable challenges. Google must convince TV manufacturers other than Sony to use its software. And consumers have demonstrated little interest, so far, in connecting to the Web via their TVs.






PNUD vai premiar fotografias sobre ODM

Fotos serão expostas durante a cúpula de líderes que discutirá uma agenda para acelerar os avanços em prol dos Objetivos do Milênio


O PNUD, a empresa de produtos fotográficos Olympus e a Agência France Presse lançaram o concurso Fotografe isso: Nós Podemos Acabar com a Pobreza, que vai selecionar as melhores imagens sobre os esforços que estão sendo feitos para cumprir os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma série de metas socioeconômica que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015).

As fotos vencedoras do prêmio, que está em sua segunda edição, serão reunidas em uma exposição que ocorrerá durante a Cúpula das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em setembro, em Nova York. O encontro vai reunir líderes para tentarem elaborar uma agenda com ações concretas para que as metas sejam atingidas no prazo. A ideia da exposição é dar uma “face humana” aos ODM.

Prometeus, a Revolução da Mídia

Este vídeo, legendado em português, pode inspirar reflexões pertinentes sobre o que queremos para um futuro não distante.

Apesar de originalmente ser dirigido a agências de publicidade, educadores de todas as instâncias precisam ter acesso a ele.

Y Google, ¿cómo lo haría?

"Abrir las noticias a comentarios es insultante, hay que consultar al público mientras se elaboran"

El periodista y bloguero Jeff Jarvis habla del éxito de Google y del fracaso de todos los demás

CARMEN PÉREZ-LANZAC
Madrid - 13/05/2010

El 11 de septiembre, Jeff Jarvis estaba cerca del World Trade Center cuando la torre norte fue atacada. En lugar de salir pitando, Jarvis sacó la libreta y se puso a hablar con la gente. Cuando el segundo avión impactó en la torre sur, él estaba peligrosamente cerca. Desde ese día, Jarvis, un experimentado periodista, empezó a escribir un blog que hoy está entre los más leídos del mundo: Buzzmachine.com. A sus 55 años siempre va con una cámara en el bolsillo, por si las moscas. El que fuera editor de Entertainment Weekly dice que está viviendo una segunda juventud desde que se entregó a Internet. Este mes ha salido a la venta en español su libro Y Google, ¿cómo lo haría? (Gestión 2000/ Planeta ) en el que analiza el éxito del gigante informático y por qué el resto del planeta no se atreve a tomar nota de su éxito. Jarvis responde al teléfono desde Nueva York.

Los niños e Internet

Las nuevas tecnologías forman parte de la cotidianidad de nuestras vidas. Tanto, que hasta los más pequeños de la casa se aventuran, con ayuda de sus padres, a “jugar” con el ordenador. Esta “máquina” se ha convertido en un miembro más de la familia, y muchos hogares ya no conciben conectividad y ocio sin Internet, la Red de redes.

Año tras año, nos equipamos con la más avanzada tecnología con el mismo espíritu con el que fue creado el primer robot: facilitarnos la vida. Por ejemplo, ¿para qué salir a comprar el último trabajo discográfico de tu artista favorito, si lo puedes escuchar online en Spotify o descargarlo en iTunes? Igualmente, ya no hace falta aprender informática en la escuela. Con unos conocimientos básicos, los jóvenes de hoy en día adquieren, a una velocidad pasmosa, maestría usando un ordenador.


No obstante, el adiestramiento de los niños en el uso de la Red puede ser peligroso si no están supervisados por un adulto. Su percepción puede sufrir importantes alteraciones, al no saber distinguir bien las relaciones virtuales de las reales.

 
© 2009 - Soma.CP Comunicação | Communication | Comunicación | Free Blogger Template designed by Choen

Home | Top